quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimento

                

                 Ao lermos abrimos várias janelas, abrimos o nosso coração e o nosso pensamento.
                O primeiro despertar para leitura ocorre até os sete anos, quando os pais leem histórias e os avós  as contam.
Meus pais não leram para mim, mas minha avó contava causos e histórias e eu adorava ouvir e imaginar, portanto, não tive muitos contatos com livros desde pequena.  Isso aconteceu no ensino médio, onde tínhamos que fazer aqueles fichamentos de livros clássicos , que não escolhíamos , era tudo imposto e tudo que é obrigação é chato.
                Com isso não tinha muito interesse pela leitura, até me identifiquei com o depoimento de Gabriel, o Pensador, quando disse que odiava fazer as redações com tema livre.
                Logo, como sei que a leitura é um ato de cidadania objetivando construir um cidadão crítico e consciente e que ler é uma forma de abrir o mundo através da nossa realidade, adquiri o hábito e o gosto pela leitura.
                Hoje, como professora, sei que a leitura oferece ao aluno, condições de caminhar de forma autônoma, pois irá estimular sua independência, autoconfiança e cidadania.
                E como posso estimular o meu aluno a ler?
                Primeiro, deixando-o ler o que gosta, depois fazer propagandas de vários livros e acho que herdei da minha avó,  o dom de contar histórias , sem contar o  final dos livros que leio, estimulando assim  a curiosidade deles e  motivando-os a procurar os livros.
                Uma experiência de leitura muito produtiva, que foi apresentada na TV TEM foi a da CARRIOTECA. Na escola onde trabalho, não tem biblioteca, os livros ficam encaixotados ou nos armários. Por isso, escolhia diversos títulos, colocava-os na carriola enfeitada e distribuía aos alunos. Depois da leitura, faziam trabalhos diversificados tais como: livros com formatos diferentes, como os livros infantis; livrinhos com capas, cruzadinhas, caça-palavras e sinopses; propagandas dos livros; trabalhos com recortes, etc.
                Após a confecção dos trabalhos era montada uma exposição.
                Segundo Pedro Bandeira, quanto mais o aluno lê, mais aumenta o seu repertório. 
                                                                        Escrito por Elaine Cristina da Costa Furquim.
  

3 comentários:

  1. Elaine,
    Gostei de tudo, seu blog ficou lindo.
    Agora poderemos compartilhar atividades.
    Vai ser muito legal.
    Abraços
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Elaine!
    Ficou ótimo!
    Postei minha experiência de leitura. Quanto ao depoimento, devo fazê-lo também?
    Um abraço
    Dinorá

    ResponderExcluir
  3. Elaine, gostei muito da forma como procura incentivar a leitura de seus alunos. Também faço uso de algumas estratégias usadas por você. Tem dado bastante resultado. Seu blog ficou lindo. Parabéns!

    ResponderExcluir